a manhã desta quarta feira (13.01), no plenário Legislativo da Câmara Municipal de Medicilândia houve um encontro com a participação de Secretaria de Governo Municipal, Vereadores, Banpará, Entidades representativas do setor da Cacauicultura e produção e agricultores, a pauta “discussão da abertura de uma Escola Técnica de fabricação de chocolate”, com o objetivo de atender o produtor artesanal de Medicilândia.
No encontro estavam presentes: o Gerente do Banco BANPARA; CEPLAC; SENAI; FAEPA; SIPRAM; EMATER; o Presidente da Câmara (Vereador Jari Teixeira, PDT); a Vereadora Elaine Wagner, PSC e 1ª Secretaria CMM; Secretaria de Agricultura (Secr. Alonso Torres); Secretaria de Esporte (Secr. Suely Felizardo); a Vice Prefeita; e alguns agricultores e agricultoras.
O assunto em pauta é a abertura de uma Escola Técnica de fabricação de chocolate (a Escola Indústria de Chocolate).
Foi destaque na discussão além do tema principal, a capacidade de produção de cacau que Medicilândia tem (Capital Nacional do Cacau) e a importância de dar a devida qualificação profissional aos produtores no beneficiamento da amêndoa do cacau, com isso agregando valor comercial aos seus produtos de origem do cacau, criando mecanismo e possibilidade de além da comercialização in natura da amêndoa, poder beneficiá-la transformando em produtos seme-industriais.
Ao fim ficou definido que será realizado um curso profissionalizante na Cidade de Altamira nos dias 18 a 29 de janeiro e em março o Governador já virá inaugurar a Escola Técnica de Chocolate.